Sabedoria da MTC
MTC = Medicina Tradicional Chinesa
Relógio Biológico 1/13
MERIDIANO DO FÍGADO
-2/13
Elemento: Madeira
Horário: 01 às 03 hs.
Estação: Primavera
YIN - JUE YIN
CARACTERÍSTICAS GERAIS
É um Meridiano importante pois todo o sangue passa pelo Fígado a onde ocorre várias regulações digestivas e sensitivas. É um Meridiano Yin possui, 14 pontos de cada lado. Seu horário máximo de circulação energética
ocorre entre 1 e 3 hs. Tem como antecessor o Meridiano da Vesícula Biliar e seu sucessor é o Pulmão.
(ou seja, seus distúrbios de excesso e falta podem ter relações, ou ser disparado por seus meridianos relacionados)
As síndromes do fígado são comumente vistas na prática clínica, pois o estresse e toxicidade da vida moderna (dieta pobre, químicas em nossos alimentos e ambiente, estresse, trabalho em excesso, etc.) afetam o fígado. Como o fígado desempenha um papel central no fluxo suave do qi e na emoção do corpo, a desarmonia do fígado pode afetar qualquer um dos outros órgãos. Geralmente, as desordens do ciclo menstrual ou doenças relacionadas ao estresse indicam um problema com o fígado.
Na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim o é para o homem. (por isso no shiatsu a mulherada piraaaaa ao ser apertada nesse meridiano! altos gritos! RS...) Praticamente todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou prurido vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência. O fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual.
Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar.
Daí começa a responsabilidade e respeito que devemos ter pelo nosso fígado e sistema hepático. E, já podemos deduzir sobre o desgaste intenso ao qual este sistema é submetido no cotidiano da vida moderna. Pouco se sabe sobre sua importância e como auxiliar, ser cúmplice, do fígado nesta missão existencial: equilíbrio emocional e afetivo. Visão, flexibilidade, postura e decisões.
Pelo contrário, só pela má alimentação e sedentarismo, a cultura ocidental faz de tudo para fragilizar o sistema hepático. Os maus hábitos alimentares e de vida levam ao seu desequilíbrio funcional, que leva ao desequilíbrio emocional, que desencadeia mais maus hábitos alimentares e de vida. Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização: insônia, enxaqueca, hipertensão, problemas digestivos, TPM, etc.
Os problemas ligados ao fígado podem ser por falta ou por excesso de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio energético, temos a procrastinação e o medo paralisante ou síndrome de pânico. A estagnação do fluxo de energia do fígado freqüentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.
Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente. A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção. Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva.
Os olhos são a manifestação externa do fígado. Em outras palavras, o fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no fígado. As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, "vista" seca, visão fraca, embaçada ou borrada, terçol, pontos brilhantes que aparecem no campo visual e outros.
A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado. Cuidado com olhos secos. Daí vem a importância do exercício de “piscar os olhos” (sempre - não esquecer) e de não reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas, acredite, conter o choro faz mal à saúde. Ah! Uma forma divertida de chorar/lacrimejar é deixando o riso fluir, acontecer no seu dia-a-dia, na sua vida.
As unhas são outra manifestação externa das condições do fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do fígado ou desequilíbrio prolongado da sua energia.
O fígado rege as articulações do ombro e joelhos e também os tendões de modo geral. Assim sendo, as bursites e dores nos joelhos sem causa aparente, são sinais de comprometimento da energia do fígado. As tendinites e os estiramentos freqüentes também estão neste quadro.
Todo órgão está associado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar. Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais freqüentemente durante o sono.
Metafisicamente a vesícula biliar comanda a capacidade de tomarmos decisões assertivas. Uma vesícula desequilibrada se manifestará na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.
O FÍGADO TEM SUA ABERTURA NOS OLHOS
Os olhos estão ligados aos 5 órgãos e às vísceras, mas o Fígado que rege o armazenamento do
sangue (SAVE A EXPRESSAO SANGUE NOS OLHOS? TEM TUDO A VER COM AS EMOCOES QUE ELE REGE!), tem um vaso em relação com o sistema ocular e, portanto, relações privilegiadas com o olho.
“ O Fígado recebe o sangue e assim podemos ver “.
“ O Qi do Fígado vai até os olhos, o FÍGADO FUNCIONA bem, então podemos discernir as 5
cores”. A visão depende então essencialmente da contribuição dada pelo sangue e o Yin do Fígado.
Qualquer problema de visão deve contar com está informação, e somar conhecimentos de alimentação, floral, massagem, Terapias que trabalhem também com a harmonização do órgão/meridiano.
Se ao Fígado (Gan) faltar sangue , haverá perturbação alterações na visão.
Se ao fígado faltar Yin, os olhos estarão secos.
Se o Yang do Fígado estiver importante demais há ofuscação da vista e vertigem.
Se o vento do Fígado agitar o interior os olhos podem ser desvidados e revulsos.
Se o Meridiano do Fígado tiver Vento, os olhos estão vermelhos e coçam.
Estagnação do qi do fígado: este é um dos diagnósticos mais comuns na Medicina Tradicional Chinesa. Quando oqi do fígado está parado, os sintomas de frustração, irritabilidade, ansiedade, estufamento no peito, desordens menstruais e indigestão podem ocorrer. Essa condição de excesso também pode surgir em uma pessoa que tenha passado por depressão ou frustrações duradouras, criando um ciclo vicioso de causa e efeito. Algumas condições ocidentais que se encaixam nesse padrão são: tensão pré-menstrual, depressão, hepatite ou fadiga crônica. O tratamento com acupuntura geralmente tem um efeito imediato no alívio dos sintomas. Uma fórmula clássica conhecida como Xiao Yao Wan ("Free and Easy Wanderer Pills") também é muito eficaz no tratamento dessa síndrome do fígado.
1) Dos sentimentos:
Sindrome: Estagnação (Yu Jie) do Qi do
Fígado
Sintomas principais: Peito e flancos inchados,
morosidade, ruminação das
idéias, indo até o estado
depressivo, com vontade de
chorar; nas mulheres,
irregularidades menstruais. Se
persistir esse estado de
estagnação, haverá
transformação em Calor
Ascensão do fogo do fígado: esse padrão de calor excessivo afeta principalmente a parte superior do corpo, já que o calor sobe naturalmente. O rosto inteiro fica vermelho, com sinais e sintomas adicionais de olhos vermelhos, raiva, cefaléia, zunido nos ouvidos (zumbido), gosto amargo na boca, insônia, constipação, urina escura, língua vermelha com saburra amarela, e pulso cheio e rápido. A condição pode surgir da estagnação duradoura do qi devido à raiva, alcoolismo ou desequilíbrios crônicos do fígado que se desenvolvem em padrões de calor. Alguns diagnósticos ocidentais correspondentes são: hipertensão, alcoolismo, hipertiroidismo, hepatite aguda, infecção da vesícula biliar, infecção no ouvido e conjuntivites. O tratamento envolve eliminar o calor e regular o fígado com acupuntura e fórmulas herbáceas como Long Dan Xie Gan Wan.
Umidade-calor do fígado e vesícula biliar: quando a umidade se acumula em um corpo e se combina com o calor no fígado e vesícula biliar, essa síndrome de excesso se desenvolve. Seus sintomas são icterícia e urina escura, que são causadas pela estagnação da bílis amarela que se retrai e é excretada através da pele e da urina. Os sintomas adicionais incluem falta de apetite, aversão a alimentos gordurosos, problemas digestivos, gosto amargo na boca, náusea, vômito, diarréia quente, língua vermelha com fina saburra amarela gordurosa e pulso rápido e escorregadio. Na medicina ocidental, a maioria desses sintomas são típicos de hepatite aguda ou infecção da vesícula biliar, mas esse padrão também pode corresponder a herpes, secreções vaginais, dor nos testículos e eczema. O princípio do tratamento é eliminar o calor e drenar a umidade com ervas como a raiz de ruibarbo (da huang), genciana (long dan cao) e artemísia (yin chen hao).
Vento do fígado movendo-se internamente: como o fígado é o responsável pelo fluxo suave do qi, quaisquer movimentos corpóreos anormais geralmente estão relacionados aos desequilíbrios do fígado devido ao vento. Este vento interno é considerado um padrão de excesso, mas ele pode surgir de uma variedade de causas, como a deficiência do sangue, calor em excesso ou deficiência do yin do fígado. Os sintomas básicos envolvem movimentos anormais como tremores, espasmos, tiques, rigidez e convulsões. Vertigem, cefaléia e dificuldade para falar também podem ocorrer. Os sinais da língua e do pulso dependem do padrão subjacente que causou a agitação do vento, mas o pulso geralmente é fino, um sinal típico de desequilíbrio do fígado. Esse padrão é visto em pacientes com apoplexia e naqueles com mal de Parkinson e em casos de convulsões associados a febre alta, tétano e hipertensão. A acupuntura pode ser um tratamento muito eficaz, como também as ervas que dissipam o vento e o calor do fígado, como a gastrodia (tian ma), uncaria (gou teng) e crisântemo (jua hua). Se o problema é causado pelo esgotamento, a deficiência subjacente deve ser tonificada. Por exemplo, se o vento é devido ao yin deficiente do fígado, o tratamento deve ser em ambos: tonificar o yin do fígado e eliminar o vento.
Estagnação do frio no canal do fígado: o meridiano do fígado circula as áreas genitais, assim, as doenças localizadas nos órgãos reprodutores geralmente são associadas com um bloqueio nesse meridiano. Esta síndrome é caracterizada por dor na virilha, baixo ventre e testículos e é aliviada pela aplicação de calor. Este padrão geralmente corresponde a uma hérnia, mas também pode estar presente em desordens menstruais do tipo frio e infertilidade. O tratamento envolve aquecimento com moxa e uso de ervas que regulam o qi e aquecem o meridiano do fígado, como a galangal (gao liang jiang) e semente de lichia (li zhi he).
Deficiência do sangue do fígado: esta síndrome tem os sintomas típicos da deficiência do sangue: rosto e língua pálidos, vertigem, pele seca e pulso fino. A condição dos olhos e unhas são indicações do estado do fígado, assim os sintomas podem incluir unhas quebradiças e pálidas, visão borrada, coceira nos olhos, cegueira noturna e distorções visuais como pontos e manchas flutuantes. O fluxo menstrual pode ser escasso ou inexistente e a falta de nutrição dos tendões pelo sangue do fígado pode levar à dor, entorpecimento ou cãibras nas pernas. Os possíveis diagnósticos ocidentais são: anemia, desnutrição, hipertensão, desordens menstruais e problemas oculares. O tratamento envolve tonificar o sangue com tônicos sangüíneos padrão como a angélica sinensis (dang gui), rehmannia cozida (shu di huang) e polígono multiflora (he shou wu), juntamente com ervas que especificamente nutrem o fígado como o fruto do lício (gou qi zi).
Deficiência de yin do fígado: Essa síndrome exibe os sinais usuais de "calor nos cinco palmos": bochechas vermelhas, sudorese noturna, língua vermelha sem saburra e pulso fino e rápido. Sintomas adicionais específicos do fígado são vertigem, irritabilidade, e olhos secos e irritados. O tratamento envolve tonificar o yin do fígado e eliminar o calor com fórmulas feitas com crisântemo, lício e rehmannia pills (Qi Ju Di Huang Wan).
Elevação do yang do fígado: se a deficiência do yin do fígado continuar sem tratamento, o calor da deficiência sobe para a cabeça. Conhecida como elevação do yang do fígado, ela produz sintomas adicionais de cefaléia e raiva. Esta é uma síndrome intermediária: mais severa que uma deficiência de yin simples, mas menos severa do que o fogo do fígado. Os possíveis diagnósticos ocidentais são: anemia, hepatite crônica, hipertensão, problemas oculares, menopausa e desordens menstruais. O tratamento envolve a sedação do yang em excesso do fígado com fórmulas como a combinação de gastrodia e uncaria (Tian Ma Gou Teng Yin). Se os sintomas de elevação do yang são especialmente severos, ervas pesadas que assentam o yang, como o cálcio de ostra (mu li), são acrescidas.
2) Drenagem descongestão
Sindrome: Excitação do Qi do Fígado
Sintomas Principais: Agitação, irritabilidade, insônia,
abundância de sonhos,
vertigens e ofuscação da vista,
surdez.
sindrome: Qi estagnado, sangue em
estase
Dores pungentes no peito ou nos
flancos. Menstruações
anormais. Sensações de bola
(Pi) ou de acúmulos (Zheng Jie).
3) Da digestão assimilação
Síndrome: Fígado e Baço em
desarmonia
Sintoma: Sintomas de estagnação do Qi
do Fígado acompanhados de
inapetência, de epigástrico
inchado, diarréia.
4) Armazena o sangue (Ação
de estocar e regular)
Sindrome: Sangue do Fígado
insuficiente (Yin do Fígado
vazio)
Sintomas: Visão imprecisa (acentuada),
piscar de olhos. Crispação dos
músculos. Os movimentos são
difíceis (dobrar ou estender as
articulações). Nas mulheres,
oligo ou amenorréia.
5) Efeito nos tendões,
aparência exterior nas
unhas
O sangue não alimenta os
tendões
Sindrome: O calor diminui os líquidos
orgânicos e fere os tendões
Sindrome: Mãos trêmulas, pés
entorpecidos, movimentos
difíceis, unhas delgadas,
quebradiças e manchadas.
Tiques, espasmos, opistótonos,
trismos (vento do Fígado).
6) Abertura somática o olho
Síndrome: Sangue do Fígado insuficiente Vento Calor no Meridiano
do Fígado. O Yang do Fígado
inflama o alto
Sintomas: Visão turva, olhos secos.
Olhos vermelhos, catarata ou
mancha na córnea (Yin).
Vertigens, ofuscações.
Olhos desviados e revulsos.
Esquema de Ação e Patologias do Fígado
1) Sintomas Principais:
A) Aparelho Urogenital
Dor no órgão genital externo;
Dor supra púbica;
Distúrbio de menstruação;
Doenças infecciosas nos órgãos pélvicos;
Ptose do útero;
Distúrbio de micção.
B) No olho
Perturbações da visão (estigmatismo, estrabismo, miopias e outras);
Conjuntivite.
C) No Fígado
Dor no Fígado;
Dor na região da borda costal;
Hepatomegalia ou alta do Fígado;
Febre, icterícia.
D) Nos tendões e fáscia
Tendinite, periartrite;
Espondilite.
E) Mental
Irritabilidade;
Emotividade, insônia;
Tendência a sonhos;
Estado maníaco.
2) Sintomas e sinais de excesso:
Dor no peito, reborbo costal, epigastralgia, órgãos genitais, dor de cabeça;
Conjuntivite e lacrimação dos olhos;
Insônia, boca amarga, emotividade, náuseas e vômitos.
Cumplicidade: DE BEM COM SEU FIGADO!
- desintoxicar-se diariamente com o aumento do consumo dos alimentos de origem vegetal, maduros, crus, idealmente orgânicos e integrais;
- desintoxicar-se diariamente praticando a terapia do riso, as brincadeiras, as artes, o lazer;
- praticar atividade física moderada diariamente. Vocês não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado;
- os sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde são os maiores aliados do fígado. Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.
- evitar intoxicar-se com alimentos muito gordurosos (pela qualidade, gordura animal e óleos refinados, como pela quantidade), frituras, açúcar, café e álcool;
***eliminar o café, já que ele superaquece diretamente o fígado. Como a ausência de cafeína também pode causar sintomas similares, o chá verde é um bom substituto inicial. Apesar de ainda conter um pouco de cafeína, o chá verde tem uma energia refrescante que prejudica muito menos o fígado. E ela pode ser diminuída ou eliminada posteriormente sem causar desconforto.
- evitar vida sedentária e estressante, o mau humor, ilusões e grandes expectativas. Medite e VIVA intensamente :)
No site: http://www.taodaservas.com.br/fitoterapia-chinesa/formulas-chinesas-em-gotas/xiao-yao-san.phtml?id=OTY4YWM0MTE0YTMyNzJjNDc1OTY0MjFiMDczNzgwYTU%3D, VC tem ervas para equilibrar cada desequilíbrio!
Relógio Biológico 1/13
MERIDIANO DO FÍGADO
-2/13
Elemento: Madeira
Horário: 01 às 03 hs.
Estação: Primavera
YIN - JUE YIN
CARACTERÍSTICAS GERAIS
É um Meridiano importante pois todo o sangue passa pelo Fígado a onde ocorre várias regulações digestivas e sensitivas. É um Meridiano Yin possui, 14 pontos de cada lado. Seu horário máximo de circulação energética
ocorre entre 1 e 3 hs. Tem como antecessor o Meridiano da Vesícula Biliar e seu sucessor é o Pulmão.
(ou seja, seus distúrbios de excesso e falta podem ter relações, ou ser disparado por seus meridianos relacionados)
As síndromes do fígado são comumente vistas na prática clínica, pois o estresse e toxicidade da vida moderna (dieta pobre, químicas em nossos alimentos e ambiente, estresse, trabalho em excesso, etc.) afetam o fígado. Como o fígado desempenha um papel central no fluxo suave do qi e na emoção do corpo, a desarmonia do fígado pode afetar qualquer um dos outros órgãos. Geralmente, as desordens do ciclo menstrual ou doenças relacionadas ao estresse indicam um problema com o fígado.
Na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim o é para o homem. (por isso no shiatsu a mulherada piraaaaa ao ser apertada nesse meridiano! altos gritos! RS...) Praticamente todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou prurido vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência. O fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual.
Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar.
Daí começa a responsabilidade e respeito que devemos ter pelo nosso fígado e sistema hepático. E, já podemos deduzir sobre o desgaste intenso ao qual este sistema é submetido no cotidiano da vida moderna. Pouco se sabe sobre sua importância e como auxiliar, ser cúmplice, do fígado nesta missão existencial: equilíbrio emocional e afetivo. Visão, flexibilidade, postura e decisões.
Pelo contrário, só pela má alimentação e sedentarismo, a cultura ocidental faz de tudo para fragilizar o sistema hepático. Os maus hábitos alimentares e de vida levam ao seu desequilíbrio funcional, que leva ao desequilíbrio emocional, que desencadeia mais maus hábitos alimentares e de vida. Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização: insônia, enxaqueca, hipertensão, problemas digestivos, TPM, etc.
Os problemas ligados ao fígado podem ser por falta ou por excesso de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio energético, temos a procrastinação e o medo paralisante ou síndrome de pânico. A estagnação do fluxo de energia do fígado freqüentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.
Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente. A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção. Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva.
Os olhos são a manifestação externa do fígado. Em outras palavras, o fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no fígado. As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, "vista" seca, visão fraca, embaçada ou borrada, terçol, pontos brilhantes que aparecem no campo visual e outros.
A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado. Cuidado com olhos secos. Daí vem a importância do exercício de “piscar os olhos” (sempre - não esquecer) e de não reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas, acredite, conter o choro faz mal à saúde. Ah! Uma forma divertida de chorar/lacrimejar é deixando o riso fluir, acontecer no seu dia-a-dia, na sua vida.
As unhas são outra manifestação externa das condições do fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do fígado ou desequilíbrio prolongado da sua energia.
O fígado rege as articulações do ombro e joelhos e também os tendões de modo geral. Assim sendo, as bursites e dores nos joelhos sem causa aparente, são sinais de comprometimento da energia do fígado. As tendinites e os estiramentos freqüentes também estão neste quadro.
Todo órgão está associado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar. Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais freqüentemente durante o sono.
Metafisicamente a vesícula biliar comanda a capacidade de tomarmos decisões assertivas. Uma vesícula desequilibrada se manifestará na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.
O FÍGADO TEM SUA ABERTURA NOS OLHOS
Os olhos estão ligados aos 5 órgãos e às vísceras, mas o Fígado que rege o armazenamento do
sangue (SAVE A EXPRESSAO SANGUE NOS OLHOS? TEM TUDO A VER COM AS EMOCOES QUE ELE REGE!), tem um vaso em relação com o sistema ocular e, portanto, relações privilegiadas com o olho.
“ O Fígado recebe o sangue e assim podemos ver “.
“ O Qi do Fígado vai até os olhos, o FÍGADO FUNCIONA bem, então podemos discernir as 5
cores”. A visão depende então essencialmente da contribuição dada pelo sangue e o Yin do Fígado.
Qualquer problema de visão deve contar com está informação, e somar conhecimentos de alimentação, floral, massagem, Terapias que trabalhem também com a harmonização do órgão/meridiano.
Se ao Fígado (Gan) faltar sangue , haverá perturbação alterações na visão.
Se ao fígado faltar Yin, os olhos estarão secos.
Se o Yang do Fígado estiver importante demais há ofuscação da vista e vertigem.
Se o vento do Fígado agitar o interior os olhos podem ser desvidados e revulsos.
Se o Meridiano do Fígado tiver Vento, os olhos estão vermelhos e coçam.
Estagnação do qi do fígado: este é um dos diagnósticos mais comuns na Medicina Tradicional Chinesa. Quando oqi do fígado está parado, os sintomas de frustração, irritabilidade, ansiedade, estufamento no peito, desordens menstruais e indigestão podem ocorrer. Essa condição de excesso também pode surgir em uma pessoa que tenha passado por depressão ou frustrações duradouras, criando um ciclo vicioso de causa e efeito. Algumas condições ocidentais que se encaixam nesse padrão são: tensão pré-menstrual, depressão, hepatite ou fadiga crônica. O tratamento com acupuntura geralmente tem um efeito imediato no alívio dos sintomas. Uma fórmula clássica conhecida como Xiao Yao Wan ("Free and Easy Wanderer Pills") também é muito eficaz no tratamento dessa síndrome do fígado.
1) Dos sentimentos:
Sindrome: Estagnação (Yu Jie) do Qi do
Fígado
Sintomas principais: Peito e flancos inchados,
morosidade, ruminação das
idéias, indo até o estado
depressivo, com vontade de
chorar; nas mulheres,
irregularidades menstruais. Se
persistir esse estado de
estagnação, haverá
transformação em Calor
Ascensão do fogo do fígado: esse padrão de calor excessivo afeta principalmente a parte superior do corpo, já que o calor sobe naturalmente. O rosto inteiro fica vermelho, com sinais e sintomas adicionais de olhos vermelhos, raiva, cefaléia, zunido nos ouvidos (zumbido), gosto amargo na boca, insônia, constipação, urina escura, língua vermelha com saburra amarela, e pulso cheio e rápido. A condição pode surgir da estagnação duradoura do qi devido à raiva, alcoolismo ou desequilíbrios crônicos do fígado que se desenvolvem em padrões de calor. Alguns diagnósticos ocidentais correspondentes são: hipertensão, alcoolismo, hipertiroidismo, hepatite aguda, infecção da vesícula biliar, infecção no ouvido e conjuntivites. O tratamento envolve eliminar o calor e regular o fígado com acupuntura e fórmulas herbáceas como Long Dan Xie Gan Wan.
Umidade-calor do fígado e vesícula biliar: quando a umidade se acumula em um corpo e se combina com o calor no fígado e vesícula biliar, essa síndrome de excesso se desenvolve. Seus sintomas são icterícia e urina escura, que são causadas pela estagnação da bílis amarela que se retrai e é excretada através da pele e da urina. Os sintomas adicionais incluem falta de apetite, aversão a alimentos gordurosos, problemas digestivos, gosto amargo na boca, náusea, vômito, diarréia quente, língua vermelha com fina saburra amarela gordurosa e pulso rápido e escorregadio. Na medicina ocidental, a maioria desses sintomas são típicos de hepatite aguda ou infecção da vesícula biliar, mas esse padrão também pode corresponder a herpes, secreções vaginais, dor nos testículos e eczema. O princípio do tratamento é eliminar o calor e drenar a umidade com ervas como a raiz de ruibarbo (da huang), genciana (long dan cao) e artemísia (yin chen hao).
Vento do fígado movendo-se internamente: como o fígado é o responsável pelo fluxo suave do qi, quaisquer movimentos corpóreos anormais geralmente estão relacionados aos desequilíbrios do fígado devido ao vento. Este vento interno é considerado um padrão de excesso, mas ele pode surgir de uma variedade de causas, como a deficiência do sangue, calor em excesso ou deficiência do yin do fígado. Os sintomas básicos envolvem movimentos anormais como tremores, espasmos, tiques, rigidez e convulsões. Vertigem, cefaléia e dificuldade para falar também podem ocorrer. Os sinais da língua e do pulso dependem do padrão subjacente que causou a agitação do vento, mas o pulso geralmente é fino, um sinal típico de desequilíbrio do fígado. Esse padrão é visto em pacientes com apoplexia e naqueles com mal de Parkinson e em casos de convulsões associados a febre alta, tétano e hipertensão. A acupuntura pode ser um tratamento muito eficaz, como também as ervas que dissipam o vento e o calor do fígado, como a gastrodia (tian ma), uncaria (gou teng) e crisântemo (jua hua). Se o problema é causado pelo esgotamento, a deficiência subjacente deve ser tonificada. Por exemplo, se o vento é devido ao yin deficiente do fígado, o tratamento deve ser em ambos: tonificar o yin do fígado e eliminar o vento.
Estagnação do frio no canal do fígado: o meridiano do fígado circula as áreas genitais, assim, as doenças localizadas nos órgãos reprodutores geralmente são associadas com um bloqueio nesse meridiano. Esta síndrome é caracterizada por dor na virilha, baixo ventre e testículos e é aliviada pela aplicação de calor. Este padrão geralmente corresponde a uma hérnia, mas também pode estar presente em desordens menstruais do tipo frio e infertilidade. O tratamento envolve aquecimento com moxa e uso de ervas que regulam o qi e aquecem o meridiano do fígado, como a galangal (gao liang jiang) e semente de lichia (li zhi he).
Deficiência do sangue do fígado: esta síndrome tem os sintomas típicos da deficiência do sangue: rosto e língua pálidos, vertigem, pele seca e pulso fino. A condição dos olhos e unhas são indicações do estado do fígado, assim os sintomas podem incluir unhas quebradiças e pálidas, visão borrada, coceira nos olhos, cegueira noturna e distorções visuais como pontos e manchas flutuantes. O fluxo menstrual pode ser escasso ou inexistente e a falta de nutrição dos tendões pelo sangue do fígado pode levar à dor, entorpecimento ou cãibras nas pernas. Os possíveis diagnósticos ocidentais são: anemia, desnutrição, hipertensão, desordens menstruais e problemas oculares. O tratamento envolve tonificar o sangue com tônicos sangüíneos padrão como a angélica sinensis (dang gui), rehmannia cozida (shu di huang) e polígono multiflora (he shou wu), juntamente com ervas que especificamente nutrem o fígado como o fruto do lício (gou qi zi).
Deficiência de yin do fígado: Essa síndrome exibe os sinais usuais de "calor nos cinco palmos": bochechas vermelhas, sudorese noturna, língua vermelha sem saburra e pulso fino e rápido. Sintomas adicionais específicos do fígado são vertigem, irritabilidade, e olhos secos e irritados. O tratamento envolve tonificar o yin do fígado e eliminar o calor com fórmulas feitas com crisântemo, lício e rehmannia pills (Qi Ju Di Huang Wan).
Elevação do yang do fígado: se a deficiência do yin do fígado continuar sem tratamento, o calor da deficiência sobe para a cabeça. Conhecida como elevação do yang do fígado, ela produz sintomas adicionais de cefaléia e raiva. Esta é uma síndrome intermediária: mais severa que uma deficiência de yin simples, mas menos severa do que o fogo do fígado. Os possíveis diagnósticos ocidentais são: anemia, hepatite crônica, hipertensão, problemas oculares, menopausa e desordens menstruais. O tratamento envolve a sedação do yang em excesso do fígado com fórmulas como a combinação de gastrodia e uncaria (Tian Ma Gou Teng Yin). Se os sintomas de elevação do yang são especialmente severos, ervas pesadas que assentam o yang, como o cálcio de ostra (mu li), são acrescidas.
2) Drenagem descongestão
Sindrome: Excitação do Qi do Fígado
Sintomas Principais: Agitação, irritabilidade, insônia,
abundância de sonhos,
vertigens e ofuscação da vista,
surdez.
sindrome: Qi estagnado, sangue em
estase
Dores pungentes no peito ou nos
flancos. Menstruações
anormais. Sensações de bola
(Pi) ou de acúmulos (Zheng Jie).
3) Da digestão assimilação
Síndrome: Fígado e Baço em
desarmonia
Sintoma: Sintomas de estagnação do Qi
do Fígado acompanhados de
inapetência, de epigástrico
inchado, diarréia.
4) Armazena o sangue (Ação
de estocar e regular)
Sindrome: Sangue do Fígado
insuficiente (Yin do Fígado
vazio)
Sintomas: Visão imprecisa (acentuada),
piscar de olhos. Crispação dos
músculos. Os movimentos são
difíceis (dobrar ou estender as
articulações). Nas mulheres,
oligo ou amenorréia.
5) Efeito nos tendões,
aparência exterior nas
unhas
O sangue não alimenta os
tendões
Sindrome: O calor diminui os líquidos
orgânicos e fere os tendões
Sindrome: Mãos trêmulas, pés
entorpecidos, movimentos
difíceis, unhas delgadas,
quebradiças e manchadas.
Tiques, espasmos, opistótonos,
trismos (vento do Fígado).
6) Abertura somática o olho
Síndrome: Sangue do Fígado insuficiente Vento Calor no Meridiano
do Fígado. O Yang do Fígado
inflama o alto
Sintomas: Visão turva, olhos secos.
Olhos vermelhos, catarata ou
mancha na córnea (Yin).
Vertigens, ofuscações.
Olhos desviados e revulsos.
Esquema de Ação e Patologias do Fígado
1) Sintomas Principais:
A) Aparelho Urogenital
Dor no órgão genital externo;
Dor supra púbica;
Distúrbio de menstruação;
Doenças infecciosas nos órgãos pélvicos;
Ptose do útero;
Distúrbio de micção.
B) No olho
Perturbações da visão (estigmatismo, estrabismo, miopias e outras);
Conjuntivite.
C) No Fígado
Dor no Fígado;
Dor na região da borda costal;
Hepatomegalia ou alta do Fígado;
Febre, icterícia.
D) Nos tendões e fáscia
Tendinite, periartrite;
Espondilite.
E) Mental
Irritabilidade;
Emotividade, insônia;
Tendência a sonhos;
Estado maníaco.
2) Sintomas e sinais de excesso:
Dor no peito, reborbo costal, epigastralgia, órgãos genitais, dor de cabeça;
Conjuntivite e lacrimação dos olhos;
Insônia, boca amarga, emotividade, náuseas e vômitos.
Cumplicidade: DE BEM COM SEU FIGADO!
- desintoxicar-se diariamente com o aumento do consumo dos alimentos de origem vegetal, maduros, crus, idealmente orgânicos e integrais;
- desintoxicar-se diariamente praticando a terapia do riso, as brincadeiras, as artes, o lazer;
- praticar atividade física moderada diariamente. Vocês não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado;
- os sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde são os maiores aliados do fígado. Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.
- evitar intoxicar-se com alimentos muito gordurosos (pela qualidade, gordura animal e óleos refinados, como pela quantidade), frituras, açúcar, café e álcool;
***eliminar o café, já que ele superaquece diretamente o fígado. Como a ausência de cafeína também pode causar sintomas similares, o chá verde é um bom substituto inicial. Apesar de ainda conter um pouco de cafeína, o chá verde tem uma energia refrescante que prejudica muito menos o fígado. E ela pode ser diminuída ou eliminada posteriormente sem causar desconforto.
- evitar vida sedentária e estressante, o mau humor, ilusões e grandes expectativas. Medite e VIVA intensamente :)
No site: http://www.taodaservas.com.br/fitoterapia-chinesa/formulas-chinesas-em-gotas/xiao-yao-san.phtml?id=OTY4YWM0MTE0YTMyNzJjNDc1OTY0MjFiMDczNzgwYTU%3D, VC tem ervas para equilibrar cada desequilíbrio!
Comentários
Postar um comentário
Para ter informações entre em contato por e-mail ou telefone disponíveis na aba CONTATO no inicio da página. Gratidão!